top of page

Sling não é sacola ...

Foto do escritor: ftadrianaftadriana

Tá, agora que chamei sua atenção, me dê uma chance de explicar onde eu quero chegar com essa afirmação ? Bora ler até o final, por favor.

mãe carregando bebê no sling

Vi essa frase nos stories de um dos fabricantes de Sling que mais recomendo para minhas clientes e achei genial.

.

Já disse em outras ocasiões o quanto fico feliz de ver o Slingar/Carregar se popularizando, mas ao mesmo tempo isso tem aumentado o uso malversado da ferramenta.



O "carregar" bebês em tecidos é milenar para algumas culturas e, por isso, pode ser confundido com algo que é intuitivo ou não precisa ser estudado.

.

Atualmente, temos inúmeros fabricantes, com vários modelos e tecidos, que tem o melhor ajuste, indicam faixa etária, ergonomia e amarrações, e prometem praticidade e segurança. Mas, diferente das facilidades que se propõe na hora da venda, um carregador (seja ele qual for) não é uma sacola que você vai comprar, colocar o bebê lá dentro e sair carregando.

Quer um exemplo: existem marcas que oferecem modelos de carregadores tipo mochila evolutiva indicada para uso desde de RN. Pois bem, você sabia que isso é um erro ?

O único modelo seguro para uso com RNs até cerca de 45 dias de vida são os Slings de Tecido - Wrap ou Argolas (ainda que eu prefira o Wrap)

.

Então tá, se eu não estou aqui pra te colocar medo ou culpa por usar Sling sem orientação, o que eu vim fazer afinal ?

Vim colocar a informação na mesa para que você faça suas escolhas.

.

A prática do carregar bebês perto do corpo com uso de tecidos se chama Babywearing e existem profissionais especializados em ajudar com a escolha do modelo mais adequado para faixa etária e estilo de vida, ensinar sobre amarrações e ajustes, ergonomia e orientar o uso seguro. Como fazer a transição de um modelo para o outro e tipos de carregar (ventral, lado e nas costas). E também o que você deve observar durante o carregar, se o bebê dormir ...

.

Existem famílias que pegam o jeito sozinhas e com as informações disponíveis online conseguem usar sem muita dificuldade. Mas esse não é o caso da maioria, pelo contrário, tenho pra mim que grande parte desiste e, por isso, não aparecem ou passam a impressão de que não há interesse.

.

Ok, ninguém precisa aprender 10 tipos de amarrações diferentes, mas o básico bem feito é necessário.

Quanto menor o bebê, maior o benefício e mais difícil o manuseio.

A imagem do caos se forma quando você pensa na manejo daquele bebê molinho junto com um pano de 5 metros embolando no seu corpo.

Ah, mas o Sling tem muitos benefícios, ajuda a manter as mãos livres, exterogestação, gases ... eu quero muito usar.

Então por que não buscar orientação profissional ? Talvez porque você nem saiba que ela existe ou acha que não é acessível.

Agora me diz, entre desistir, usar errado ou investir em uma assessoria o que você acha mais bacana ?

.

Se eu "peguei pesado" me desculpa.

Só estou tentado iluminar o caminho, mas é você que tem que querer caminhar po ele.

.

Obrigada pela companhia.

com carinho

Adriana

.

Dra. Adriana Souza I da Gestação ao Puerpério

Como criar CONEXÃO 🫶 na EXAUSTÃO

Assessoria em cuidados com RN e Puerpério Emocional

🤱🏻Práticas Sensoriais e Babywearing


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page