top of page
Foto do escritorftadriana

Shantala: um verdadeiro desperdício

"Pronto, essa aí pirou de vez ...."



Pirei não, segue o fio que vou explicar.

.

Para a grande maioria das pessoas, dentre famílias e profissionais da saúde, a Shantala não passa de uma massagem gostosinha para fazer o bebê relaxar.

.

Um verdadeiro desperdício !



Ela tem muito mais a oferecer do que isso enquanto ferramenta das mais completas na assistência ao puerpério. E ainda pode economizar seu tempo e seu dinheiro.

Quem levou a sério pode usufruir dos resultados !

.

A Shantala pode reunir em uma única técnica os recursos que são segmentados por diversos profissionais, como: consultorias de amamentação e sono, sessões de osteopatia pediátrica, retornos recorrentes ao pediatra.

.

Vou me explicar melhor para que não passe a impressão que estou tirando o mérito dessas especialidades e profissionais. Vamos lá ...

.

Quais são os assuntos mais comentados e que permeiam a mente das recém mamães ?

  • Exterogestação e Colo

  • Disquesias e Gases

  • Rotinas e Marcos de Desenvolvimento

  • Sonecas e Sono Noturno

  • Torcicolo Congênito e Assimentrias Posicionais

  • Dificuldades de Amamentação

.

Pois bem, cada um deles poderia ser indicação para uma consulta/consultoria com profissionais especialistas diferentes, certo ?! Mas e se eu disser que inicialmente todas essas demandas podem ser atendidas pela Shantala, associada ou não, ao Ofurô Baby e Babywearing.

.

Pra ser bem didática vou relacionar um a um e mostrar como massagear seu bebê pode resolver algumas dessas questões e economizar seu dinheiro e seu tempo.

O toque da massagem informa o cérebro do bebê como estimulo sensório-motor que vai relaxar músculos, soltar articulacões, equilibrar assimetrias e reduzir preferências de um lado do corpo em relação ao outro. Além de propor movimentos e posturas que incentivam o bebê a explorar suas potencialidades. Aqui podemos prevenir casos de plagiocefalia e tratar torcicolo congênito.
Os movimentos e manobras propostos para a região do abdômen são altamente eficazes para ajudar o bebê a entender como liberar os gases e o coco, prevenindo dores e desconfortos abdominais que tiram o nosso sossego.
A manipulação proposta pela prática ajuda a estabelecer rotina: relaxando para o sono ou funcionando como brincadeira para gasto de energia nos marcos de desenvolvimento que costumam trazer retrocessos ou bagunçar o dia a dia.
Tensões musculares e vícios de postura também podem trazer problemas para a amamentação, como preferência de um lado para mamar ou, até mesmo, problemas com o movimento de suçcão do bebê. Novamente, podemos ter a Shantala atuando na prevenção e no tratamento.
Se a gente juntar a Shantala ao Banho de Balde e uso do Sling vamos ter a tríade perfeita para passar pelos meses de exterogestação, entendendo que o vínculo com o bebê é o melhor guia para viver um maternar com presença verdadeira e aprendizado contínuo.

.

Quero deixar claro que em algumas situações o encaminhamento para especialistas ainda se fará necessário, mas boa parte delas poderá ser prevenida conforme a prática da tríade vai fazendo você e seu bebê se conhecerem cada vez melhor.

.

Esse desperdício ao qual me refiro vem também da crescente tentativa, na maioria das vezes frustrada, de seguir vídeos e manuais espalhados pela internet.

Esses conteúdos gratuitos são produzidos por pessoas leigas, que querem vendem um produto relacionado ou criar engajamento, e nem sempre, estarão comprometidos com suas necessidades atuais e estilo de vida. Aliás, é bem comum encontrar muuuitos desses com recomendações tendenciosas (só pra vender) ou que podem comprometer a saúde do seu bebê.

.

A técnica por si é bastante simples e basta um google pra encontrar alguém que se propõe a ensinar. Porém, na hora de colocar a mão na massa, a maioria das mães acaba desistindo porque descobre que o maior desafio está em introduzir a prática como rotina.

Desperdício de novo, de tempo, energia e dos benefícios que vocês iriam aproveitar.

.

Mais uma para essa lista dos desperdícios, e talvez o maior de todos, é não priorizar a Shantala como um recurso para se comunicar com o bebê e estabelecer conexão.

.

Aspectos como a idade do bebê, rotina da família e, até mesmo, o estado emocional e a exaustão materna devem ser levados em consideração. E é assim que fazemos no Consultório de Shantala e Ofurô Baby:

  • PREPARAR O TERRENO para abrir espaço para se conectar com o bebê

  • Se permitir o aprendizado do TORNAR-SE MÃE a medida que aprende a técnica

  • Criar um PLANO DE AÇÃO para, passo a passo, estabelecer uma rotina que incluía a massagem e seus benefícios na vida da sua família.

.

Então, se você quer muito mesmo que “dê certo” chega de perder tempo com esses tutoriais que mais parecem bula de remédio e não me deixe aqui achando que estou desperdiçando minha fala.

.

Estarei esperando seu contato AQUI ♥️💋

Atendimento on-line ou presencial no @espaco.bougainvillea em SBC.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page