A AMBIGUIDADE DE RETOMAR A CARREIRA APÓS A LICENÇA MATERNIDADE
Nem vou entrar no mérito da opção, voltar ao trabalho ou largar tudo pra maternar. Estou partindo do princípio que retormar sua vida profissional é sua vontade ou necessidade no momento.
.
Dar o primeiro passo de volta à carreira após a maternidade é um misto de sensações. Além das demandas práticas como escolher com quem fica o bebê - creche, babá ou família - tem a parte emocional.
.
A volta ao trabalho e a perspectiva de ter uma vida social além do maternar é empolgante, mas o coração fica dividido com o desejo de estar junto do bebê. É nesse momento que aparecem as falas do tipo: “justo agora que a gente estava se entendendo melhor”, “ah, mas acabamos de engrenar na amamentação“, “tenho medo de perder momentos importantes” … e por aí vai.
.
Seria perfeito encontrar um equilíbrio que permita conciliar a carreira com a presença junto do bebê, mas a gente sabe que esse é um lugar de privilégio que poucas tem acesso. Para falar bem a verdade, nem sei se isso é realmente possível.
.
Chegar cansada do trabalho e ainda ter energia e disposição para o tal "tempo junto de qualidade" pode não ser tão fácil e eu não estou aqui para apelar para os clichês do tipo "vai passar".
.
A real é que não existe almoço grátis !
O jeito é encontrar recursos para aproveitar os momentos juntos (mesmo que sejam poucos) com presença verdadeira, sem distrações.
Tentar não criar expectativas e ser paciente e gentil consigo e com o bebê. Até as coisas se ajeitarem, alguns dias serão bons e outros nem tanto.
.
Lembra daquela frase que eu sempre repito ?
Só por hoje, um dia de cada vez ... então, siga partindo do pressuposto que você estará entregando seu melhor possível e confiando que vocês vão encontrar uma maneira de viver lindamente mais essa fase.
.
Conte comigo se precisar de apoio e orientação.
Bju com carinho
Comments