Essas e mais algumas outras atitudes já são senso comum há muito tempo, por isso, ficar esperando que o outro faça diferente não vai ajudar.
.
Então bora mudar a forma como nós, mamães, vamos reagir a elas.
1. Ficar repetindo frases do tipo: "vai passar", "é assim mesmo", "daqui a pouco melhora"ou "é uma fase"cria expectativas de melhora com "hora marcada" e gera ansiedade e frustração.
O puerpério é uma fase que exige muitos despertares.
Enquanto você “espera passar” é possível trazer ajustes, alinhar expectativas e propor soluções práticas para o que for possível.
.
2. Dar palpites não solicitados e comparar com outras mães Palpite e comparação soam como invasivos e deixam a mãe insegura e confusa.
Nessa fase você precisa tomar posse do seu maternar para não ficar susceptível aos “influenciadores”. Através de conhecimento você vai embasar suas escolhas e se sentir mais segura.
.
3. Culpalizar tudo ao redor, como se agora que ela é mãe tudo e todos estão contra ela Deixar a mãe com raiva de tudo e de todos sem propor uma solução não parece algo positivo. É muito comum nos grupos de mães a gente começar a pôr a culpa de todo nosso cansaço no “outro”. Sim, existem questões que precisam ser faladas … mas ficar expandindo os problemas só deixa a gente com raiva e, raiva não me parece uma boa conselheira.
De novo aqui é separar a emoção do que pode ser resolvido de forma prática.
.
4. Projetar na mãe os seus ideias de maternidade ou ficar "militando" sobre eles. Talvez esse seja o top 1 !
As militâncias sobre o que é melhor ou ideal colocam as mães numa mesma caixa como se só tivesse uma forma certa de ser mãe. Pensa no sofrimento extra que isso gera para aquelas que não "cabem" nessa caixa.
.
Não entre na pilha de querer ser, fazer ou dar o que não te representa.
Busque conhecimentos, encontre profissionais que se alinham com sua forma de pensar (ou no mínimo vão respeitá-la) e FAÇA SUAS ESCOLHAS POSSÍVEIS.
.
Lembre-se ! Se enquanto MULHERES somos diferentes, não temos que ser todas iguais enquanto MÃES.
.
Obrigada por estar aqui.
Bju com carinho
Comments